Dicas de Saúde

Porque é importante usar protetor solar diariamente?

O sol é um grande vilão e todos sabem disso. Porém, saber exatamente o que o sol faz e o porquê de se ter que usar algo para lhe proteger dele, nem todos sabem e é exatamente por isso que eu resolvi montar esta postagem. A pergunta que não quer calar: Por que usar protetor solar diariamente? Entenda e saiba mais sobre o assunto:
PROTEÇÃO DOS RAIOS ULTRAVIOLETAS:

Usar o protetor solar diariamente irá lhe proteger dos raios ultravioletas, raios estes que podem lhe causar queimaduras de sol e também desenvolver câncer de pele. Estudos comprovam que pessoas que incorporaram o uso do protetor solar em sua rotina, tem menos chances de desenvolver a doença. Só por isso já dá para se entender o motivo do protetor solar ser tão importante e o sol tão nocivo, mas não é só isso.

PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO DA PELE:

Antigamente as pessoas ficavam deitadas sob o sol sem nenhuma proteção, então é comum ver idosos com a pele extremamente lesada pela exposição solar, pois o sol causa o foto-envelhecimento da pele. Ainda há quem ‘tome’ sol sem proteção alguma, mas não podemos negar que antigamente, a quantidade de pessoas que fazia isso era ainda maior.
Todos nós envelhecemos – isto é fato -, mas se você não proteger a sua pele, além do envelhecimento cronológico, a sua pele sofrerá interferências externas e os raios solares danificarão as fibras de colágeno da sua pele, o que causará rugas e uma aparência de pele manchada e danificada.

É importante proteger a pele, pois de nada adianta se arrepender no futuro e correr atrás do prejuízo. É muito mais fácil prevenir do que remediar o problema

PREVENÇÃO NO APARECIMENTO DE MANCHAS NO ROSTO E NO CORPO:

Expor a pele ao sol sem a devida proteção irá acarretar no aparecimento de manchas em seu rosto e corpo.
Entenda: expor a pele ao sol não é só o hábito de deitar sobre uma toalha e ficar esturricado no sol. Expor a pele ao sol trata-se de qualquer saída durante o dia sem o uso de protetor solar, pois novamente friso: o sol não é seletivo.
Sabe as sardas que você não tinha e que começam a aparecer nos ombros, topo do nariz e mãos? Isso é culpa da exposição solar sem proteção e por mais que você as ache um charme, isso é sinal de danos na pele. (mas entenda, não estou falando de sardas genéticas, aquelas que você sempre tem, falo das manchas que aparecem na pele já adulta)

EVITAR DESCONFORTOS NA PELE:

Quem nunca saiu de casa sem a devida proteção e acabou se queimando? O ardor que queimadura solar causa é horrível e pode tirar o sono – literalmente. Além disso, após a queimadura você irá descamar e provavelmente ficará com manchas na pele.

USAR NO VERÃO E TAMBÉM NO INVERNO:

Muita gente relaciona o uso de protetor solar com verão, com piscina e praia. Porém, o que muitos se esquecem é que o sol é nocivo também no inverno, ou seja, o uso deve ser feito em todas as estações do ano e não apenas quando o tempo está quente. O sol não é seletivo e é importante se lembrar disso.